O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), ligado à Rede Ebserh, promove nos dias 24 e 28 de maio um mutirão de cirurgias de vasectomia e postectomia. Serão atendidos 11 pacientes já regulados, sendo oito para vasectomia e três para postectomia.
A ação faz parte do programa “Ebserh em Ação”, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com apoio do Ministério da Saúde, e tem como objetivo reduzir a fila de espera por cirurgias e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de mutirões realizados em hospitais universitários federais.
As cirurgias serão realizadas por uma equipe formada por cerca de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O urologista Christophe Bezerra Anselmo explica que a vasectomia é um método contraceptivo masculino definitivo, com alta taxa de sucesso, procedimento simples e recuperação rápida.
A postectomia, ou circuncisão, consiste na remoção do excesso de pele que cobre a glande peniana. Segundo o médico, o procedimento contribui para a melhora da higiene íntima, prevenção de infecções urinárias, fimose e infecções sexualmente transmissíveis, além de reduzir o risco de câncer de pênis.
Além de realizar cirurgias de alta complexidade, o Huol também foca em procedimentos de menor porte, que possuem grande demanda. “Entendemos que podemos contribuir também com cirurgias de menor porte, mas com alta demanda de usuários”, destacou Christophe.